Apresentação

FÓRUM 2015, 2ª EDIÇÃO

A 2ª edição do Fórum de Empreendedorismo Social AMP 2020, mantém a ligação entre a Inovação Social e o Desenvolvimento Metropolitano, mas foca-se na aplicabilidade prática da inovação social em áreas estratégicas, como a criação de emprego, melhoria da saúde, ou da educação, num momento em que as oportunidades associadas aos fundos comunitários estão a abrir, e a região necessita de bons exemplos para se inspirar e capacitar de forma a retirar o melhor partido das oportunidades.

O Fórum de Empreendedorismo Social AMP 2020 pretende então reunir a região, os seus diferentes atores chave dos vários setores e áreas de atividade, provocando a reflexão sobre a Inovação Social como fator do desenvolvimento regional nas diferentes áreas de convergência.

Impulsionar o alcance das ideias e conteúdos expostos, tornar mais forte a presença internacional no Fórum, e elevar à excelência a discussão de ideias são os objetivos desta 2ª edição!

Participe no II Fórum AMP 2020

Inscreva-se

FÓRUM 2014

O Fórum de Empreendedorismo Social AMP 2020 é o resultado de um feliz alinhamento: um movimento de terreno da sociedade civil da Área Metropolitana do Porto (AMP) de criação de iniciativas inovadoras para o bem comum, uma visão institucional metropolitana de pioneirismo e de aposta na capacitação técnica na inovação e empreendedorismo social, e um entusiasmo vibrante de 80 técnicos dos 17 municípios da AMP e das respetivas redes sociais.

Com o Fórum pretendeu-se unir estes três públicos, decisores visionários, equipas técnicas empenhadas e capazes, e sociedade civil empreendedora, inspirando e capacitando os mesmos acerca de como tornar a região metropolitana do Porto mais inteligente, sustentável e inclusiva, utilizando a inovação social como veiculo do desenvolvimento regional.

Na primeira edição, em 2014, estiveram 430 pessoas que encheram por completo o Teatro do Campo Alegre na cidade do Porto. Esta edição contou com um vasto painel de oradores nacionais e internacionais referência, como Juan José Ibarretxe, histórico governador do País Basco em Espanha, ou Curt Peleman CEO da European Venture Philanthropy Association.

Dado o sucesso do Fórum, que gerou uma grande mobilização metropolitana e índices de satisfação muito elevados, a AMP decidiu não apenas replicar o mesmo, como torna-lo uma marca metropolitana que representa o encontro entre a política, a técnica e a sociedade civil, orientados para a criação de uma sociedade melhor, cultivando a inovação e o espírito empreendedor como o caminho para essa meta coletiva.