Edições Passadas

O Fórum de Empreendedorismo Social AMP 2020 é o resultado de um feliz alinhamento: um movimento de terreno da sociedade civil da Área Metropolitana do Porto (AMP) de criação de iniciativas inovadoras para o bem comum, uma visão institucional metropolitana de pioneirismo e de aposta na capacitação técnica na inovação e empreendedorismo social, e um entusiasmo vibrante de 80 técnicos dos 17 municípios da AMP e das respetivas redes sociais.
Com o Fórum pretende-se unir estes três públicos, decisores visionários, equipas técnicas empenhadas e capazes, e sociedade civil empreendedora, inspirando e capacitando os mesmos acerca de como tornar a região metropolitana do Porto mais inteligente, sustentável e inclusiva, utilizando a inovação social como veiculo do desenvolvimento regional.

Edição de 2016

As regiões inteligentes devem ser capazes de captar investimento, serem eficientes no uso dos seus recursos e melhorar a vida dos seus cidadãos, tornando-os capazes de enfrentar de forma responsável e ativa os desafios com que se confrontam coletivamente. Uma colaboração eficiente entre empresas, entidades da economia social e entidades do sector público é crucial para responder eficazmente a estes desafios.
Esta é a agenda estratégica assumida pela Área Metropolitana do Porto para o período 2016-2020. Nesta perspetiva o investimento social, como o conjunto de instrumentos capazes de desbloquear o capital necessário para resolução destes problemas de forma sustentável no longo-prazo, afigura-se como um dos seus elementos centrais.
Assim, o Fórum Empreendedorismo Social AMP 2020 foi totalmente dedicado ao Investimento Social e à forma como este pode potenciar, à escala regional, a construção de uma nova economia assente na criação de valor para a sociedade, onde os vários agentes sejam capazes de construir uma agenda assente no impacto e de promover soluções integradas baseadas na disciplina do mercado e em modelos de negócios sustentáveis para diferentes domínios como a educação, a saúde, o bem-estar social, entre outros.
Ao longo do Fórum Empreendedorismo Social AMP 2020 procurar-se-á responder às seguintes questões:
  1. Qual é o papel do investimento social na transformação da sociedade?
  2. Que estratégias e instrumentos existem para financiar soluções e organizações capazes de resolver problemas negligenciados e importantes da sociedade?
  3. Como capacitar os agentes dos diferentes sectores da sociedade no sentido de estarem aptos para o investimento social?
  4. Como envolver os investidores tradicionais na construção da agenda de impacto?
  5. O que podemos aprender com exemplos reais de organizações recetoras de investimento social e que consequências teve no seu impacto?

Programa de 2016

08:45 Registo dos participantes
09:30

 

 

 

Sessão de abertura

Boas Vindas pelo Presidente do Conselho Metropolitano do Porto,

Hermínio Loureiro

Intervenção da Senhora Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa,

Maria Manuel Leitão Marques

 

10:00 Pausa para café
10:30

 

 

 

 

 

Sessão plenária: Investimento social no contexto internacional

Filipe Santos, Presidente da Iniciativa Portugal Inovação Social

Eric Dupas-Laigo, Secretarie d’Etat chargée du Commerce, de l’Artisanat, de la Consommation et de l’Economie sociale et solidaire

Mika Pyykko, Impact Investment Director, SITRA

Carrie Babcock, Senior Associate, Mustard Seed

Moderador: Paulo Ferreira (Porto Canal)

12:30 Pausa para almoço
14:30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesa 1. “Investimento social e educação: financiar o futuro colectivo”

David Justino, Conselho Nacional de Educação

Juan Guerra Dávila, StudentFunder

Alexandra Marques, Fundação Aga Khan

Moderador: António Miguel (IES-Social Business School)

 

Painel 2. “Capacitação: a Inovação não financeira do Investimento social”

Luís Jerónimo, Fundação Calouste Gulbenkian

Joana Mendonça, TESE

Hugo Menino Aguiar, SPEAK

Cristina de Botton, Cozinha com Alma

Moderadora: Raquel Campos Franco (Católica Business School)

16:45 Momento Networking
17:00 Novas fronteiras no financiamento da inovação social

Carlos Azevedo, IES-Social Business School

17:30 Sessão de encerramentoLino Ferreira, Primeiro-Secretário da Comissão Executiva Metropolitana

Edição de 2015 e 2014

Na 1ª edição, em 2014, estiveram 430 pessoas que encheram por completo o Teatro do Campo Alegre na cidade do Porto. Esta edição contou com um vasto painel de oradores nacionais e internacionais referência, como Juan José Ibarretxe histórico governador do País Basco em Espanha, ou Curt Peleman CEO da European Venture Philanthropy Association.
Dado o sucesso do Fórum, que gerou uma grande mobilização metropolitana e índices de satisfação muito elevados, a AMP decidiu não apenas replicar o mesmo, como torná-lo uma marca metropolitana que representa o encontro entre a politica, a técnica e a sociedade civil, orientados para a criação de uma sociedade melhor, cultivando a inovação e espirito empreendedor como o caminho para essa meta coletiva.
A 2ª edição do Fórum de Empreendedorismo Social AMP 2020, manteve a ligação entre a Inovação Social e o Desenvolvimento Metropolitano, mas focado na aplicabilidade prática da inovação social em áreas estratégicas, como a criação de emprego, melhoria da saúde, ou da educação, num momento em que as oportunidades associadas aos fundos comunitários estão a abrir, e a região necessita de bons exemplos para se inspirar e capacitar deforma a retirar o melhor partido das oportunidades.